Descobrindo dificuldades de uso na Central do Assinante
A Central do Assinante era um canal pouco utilizado pelos usuários, e constantemente recebia avaliações negativas.
Esse case mostra como descobrimos os problemas da nossa Central para implementar melhorias assertivas na nova versão.
​
(O nome da empresa foi ocultado devido a confidencialidade em relação a consultoria - cliente)
Contexto
A Central do Assinante é um canal onde os clientes podem resolver problemas, obter suporte, gerenciar pagamentos, visualizar ofertas e ajustar configurações da sua assinatura, como mudanças nos planos e cancelamentos.
O time responsável levantou a hipótese de que os clientes B2B utilizavam a nossa Central apenas para visualizar históricos de cobranças e efetuar o pagamento da sua assinatura. Sabíamos também que a Central era muito avaliada como “difícil de usar” pelos usuários, mas não tínhamos uma concepção clara dos problemas que causavam essa dificuldade.
Visto que melhorar a experiência do usuário na Central do Assinante e promover novas contratações através deste canal eram prioridades do time, traçamos uma estratégia de pesquisa para entender melhor o comportamento dos usuários e como eles atualmente interagem com esse canal.
AÇÕES
Esse projeto foi dividido em 4 etapas, onde a estratégia inicial foi utilizar informações que já tínhamos fácil acesso, para possibilitar a criação de hipóteses e explorá-las quantitativa e qualitativamente com os usuários.
Etapa 1 - Análise de Mapas de Calor
Visualizando Mapas de Calor com a ferramenta “Hotjar”, conseguimos identificar os principais caminhos que os usuários percorrem no site da Central, os quais eram:
​
-
Menu - “Minha Conta”
-
Menu - “Meus Serviços”
-
Acesso rápido - “Histórico de Cobrança”
Com as análises, levantamos algumas hipóteses sobre a Central ser considerada e utilizada pelos usuários como um canal para acessar os serviços, pagamentos e visualização de histórico de cobrança.
Também identificamos um baixo acesso ao menu “Ofertas”, onde é possível visualizar outros produtos e ser direcionado para uma página externa de contratação.
Etapa 2 – Análise de reclamações
A segunda etapa do projeto foi uma Desk Research, onde analisamos o que está sendo falado em relação a Central do Assinante no “Reclame Aqui”, redes sociais e no atendimento ao cliente pelo telefone.
Os principais relatos dos clientes foram:
​
-
Problemas com alteração na forma de pagamento pelo site
-
Problemas para fazer login na Central
-
Acham a Central confusa, difícil de navegar, limitada e incompleta
-
Não conseguem acessar opções de troca de forma de pagamento
-
Relatos de fatura não disponível para impressão
-
Dificuldades de cancelamento dos serviços
Também obtivemos o dado de que os clientes ligam constantemente para o 0800 para solicitar a segunda via de fatura, ao invés de acessar pelo site da Central.
​
Apesar de já termos dados relevantes sobre a experiência com a Central, ainda precisávamos explorar "o que realmente estava ocorrendo", "como" e alguns "porquês".
Etapa 3 – Pesquisa quantitativa
Após levantarmos hipóteses sobre as motivações de acesso e dificuldades com a Central do Assinante, decidimos realizar uma pesquisa quantitativa dentro da própria Central, utilizando um Pool do Hotjar.​ Identificamos que esta seria a maneira mais fácil, rápida e eficaz para a pesquisa, por se tratar do ambiente real da experiência, no momento em que ela ocorre.
Gráficos com os resultados do Pool
As respostas nos auxiliaram a identificar que a experiência com a Central não estava satisfatória para uma grande parcela de usuários, onde 63% afirmaram que já tiveram alguma dificuldade de uso. As principais dores relatadas estavam relacionadas ao cancelamento do serviço e ao atendimento no site.
Com esse resultado, levantamos as hipóteses de que os usuários não encontravam o botão de cancelamento (por ele estar muito pequeno e com uma cor discreta) e a hipótese de que os usuários sentem falta de ter um atendimento/suporte efetivo dentro do site, o que não existia.
Etapa 4 – Pesquisa qualitativa
Antes de iniciar a qualitativa, nos reunimos com os stakeholders para discutir as informações que levantamos nas fases anteriores, entender todas as dúvidas, suposições e formular hipóteses para validar na pesquisa.
Nesta pesquisa, por se tratar de uma experiência com um produto existente, utilizamos o método “Shadowing”, onde iniciamos com uma Entrevista em Profundidade, depois observamos os usuários no seu contexto de uso real do produto.
O roteiro da pesquisa incluía inicialmente perguntas exploratórias sobre a experiência com a Central, motivos de utilizarem a mesma e funcionalidades que sentem falta. Na etapa do Shadowing, exploramos com os usuários as funcionalidades que eles mais utilizam e demos tarefas abertas relacionadas a todos os menus do site, para compreender o conceito e a usabilidade.
Através da qualitativa, validamos a hipótese de que a Central era utilizada apenas para verificar informações de pagamentos. Entretanto, contrariando uma das nossas hipóteses, identificamos a necessidade de poder efetuar uma contratação de outro serviço no ambiente logado (na Central havia apenas a visualização de "novas ofertas" que direcionavam para uma página externa).
​
Também descobrimos que as maiores dificuldades de uso com a Central estavam relacionadas a dificuldade de encontrar informações, bugs e falhas de carregamento constantes (inclusive na página de login), além da falta de suporte, como um chat online para tirar dúvidas relacionadas a conta e uso dos serviços.
​
A hipótese de que o fluxo de cancelamento estava passando despercebido também foi validada, onde nenhum usuário conseguiu encontrar o mesmo sem estímulo da moderação.
RESULTADOS E ACIONÁVEIS
Com os resultados da pesquisa, conseguimos trazer aos stakeholders um direcionamento mais claro de acionáveis a serem feitos na nova Central, como por exemplo:
-
Possibilidade de efetuar contratação de serviços pelo ambiente logado;
-
Trazer maior destaque para o fluxo de cancelamento e opção de cancelar apenas serviços específicos, e não o contrato - Em implementação;
-
Suporte online via chat - Em implementação;
-
Disponibilizar na Home as funcionalidades mais utilizadas (pagamento e segunda via).